Muitos gestores veem a compra de leads como uma forma rápida de aumentar suas oportunidades de negócios e acelerar o alcance dos seus objetivos.
Existem muitos motivos para não comprar leads os quais não foram gerados por você.
Essa é uma estratégia que precisa ser repensada, pois existem bons motivos para uma empresa evitá-la. Por exemplo, perda de tempo e dinheiro.
A seguir, abordaremos melhor os motivos pelos quais seu negócio não deve seguir esse caminho.
Acompanhe!
Aprendizado do artigo
- Prejuízo financeiro para sua empresa
- Processo demorado para fechar oportunidades de negócio
- Baixa qualificação do lead
- Dados podem estar desatualizados ou incorretos
- Seu negócio pode ser marcado como SPAM
- Falsa sensação de produtividade
- Pode prejudicar a reputação da empresa
1. Prejuízo financeiro para sua empresa
Um dos principais motivos para não comprar leads é causar um prejuízo financeiro a sua empresa, quando o valor poderia ter sido melhor empregado.
Normalmente, as empresas que fornecem lista de leads cobram um valor alto pela venda desses dados.
No entanto, isso não significa dizer que os dados estão atualizados, o que pode prejudicar as estratégias do seu negócio e sua saúde financeira.
Considere que isso representará dinheiro jogado fora e que poderia ter sido utilizado em estratégias efetivas de geração de leads.
Por exemplo, investir na criação de landing pages, que são páginas criadas especificamente para prospectar leads.
2. Processo demorado para fechar oportunidades de negócio
Outro bom motivo para não comprar leads é o fato de que isso pode tornar o fechamento de negócios lento.
Afinal, a compra de leads significa que a organização está tentando estabelecer uma comunicação ou interação com qualquer público, e não exclusivamente com o seu.
Quando a organização cria seu banco de leads com base em estratégias efetivas, ela sabe com quem está se comunicando.
Com isso, pode monitorar melhor o desenvolvimento de suas operações de vendas, sabendo como agir e o que fazer para garantir o fechamento das oportunidades.
3. Baixa qualificação do lead
Como destacamos, comprar leads não significa dizer que seus dados estão atualizados ou que eles representam o perfil de público que a empresa busca.
Sendo assim, a organização corre o risco de comprar uma lista de leads que, na prática, não são qualificados para suas estratégias de marketing e de vendas e de crescimento.
Por exemplo, suponha que em sua lista tenha perfis de clientes que estão em busca de soluções tecnológicas voltadas para a automação de marketing e que sua empresa oferece, na verdade, produtos financeiros.
Portanto, o risco de que ela não consiga fechar oportunidades com esse perfil de cliente é alto, o que deve ser evitado.
4. Dados podem estar desatualizados ou incorretos
Já imaginou enviar e-mails para clientes que não existem ou que trocaram de e-mail? Bem, por mais absurdo que isso seja, pois significa perda de tempo, pode acontecer quando uma empresa compra leads em vez de criar sua própria base.
Leads podem trocar de e-mails, números ou qualquer outro contato por inúmeros motivos. Por exemplo, um cliente pode perder o celular e não conseguir mais resgatar seu número, razão pela qual acaba optando por outro.
Neste caso, a empresa que compra leads pode não saber disso e gastar energia e recursos para entrar em contato com um lead que na verdade não existe.
Assim sendo, podemos contabilizar mais um motivos para não comprar leads.
A melhor alternativa é evitar a compra de leads, pois além de correr o risco de contar com dados desatualizados, sua organização gasta dinheiro e ocupa o tempo de colaboradores que poderiam estar focados na criação de ideias centradas no crescimento do seu negócio.
5. Seu negócio pode ser marcado como SPAM
Se este não for um bom motivo para não comprar leads, nada mais será.
Spam é uma ferramenta disponibilizada em várias caixas eletrônicas de e-mail que permite ao usuário marcar mensagens indesejadas, por exemplo, um e-mail de uma empresa oferecendo produtos ou serviços.
Apostamos que você sabe do que se trata, pois é bastante comum recebermos e-mails de empresas que nunca tivemos contato ou sequer sabemos como o nosso e-mail foi parar em sua lista.
Então, da mesma forma que você não gosta muito, e acha desgastante ter que apagar várias mensagens recebidas indevidamente, as pessoas que receberem e-mails do seu negócio podem ter a mesma experiência negativa e marcar seu contato como SPAM.
Além disso, o contato do seu negócio pode ser denunciado e o provedor de e-mail proibi-lo de utilizar o serviço.
Leia mais sobre SPAM: A origem do SPAM e algumas dicas para evitar e (tentar) acabar com essa praga
6. Falsa sensação de produtividade
Comprar listas de leads também pode provocar uma falsa sensação de produtividade, se pensar bem.
Afinal, ao receber os dados, imediatamente seu time de marketing pode iniciar a estratégia de contato, acreditando que esse esforço é produtivo e poderá promover os resultados esperados, o que nem sempre sai como o desejado.
O problema é que a falsa sensação de produtividade faz com que seu time deixe de lado o que realmente importa para o crescimento do seu negócio, que é ter leads qualificados, ou seja, com chances reais de que sua empresa possa alcançar seus objetivos.
Por exemplo, o aumento do número de novos clientes, aumento das vendas e saúde financeira.
7. Pode prejudicar a reputação da empresa
Também podemos dizer que se trata de uma estratégia que pode prejudicar a reputação do seu negócio no mercado e afetar suas vendas. Como isso é possível?
Imagine a seguinte situação: um consumidor recebeu um e-mail de sua empresa oferecendo alguma solução e, diante disso, resolveu compartilhar a mensagem em suas redes sociais, criticando a postura do seu negócio em enviar e-mails para consumidores que não realizaram sua inscrição.
Essa é uma situação que pode viralizar rapidamente nas redes sociais, principalmente se a mensagem encontrar pessoas que passaram pela mesma experiência, o que pode, sem dúvida, colocar em risco a imagem do seu negócio.
Como você pode verificar, comprar leads é uma estratégia que representa um tiro no pé de um negócio que pensa em crescer de forma sólida e ter resultados efetivos. Assim, ela deve ser evitada.
Conclusão
Pense bem!
Motivos para não comprar leads não faltam.
Em vez de comprar leads, a organização deve criar estratégias eficientes para gerá-los (investir em marketing de conteúdo, marketing digital etc.) podendo ser utilizado pelo seu time de marketing e de vendas para alavancar seu crescimento.
Gostou deste assunto e ficou interessado em ler mais conteúdos relacionados? Então não deixe de se inscrever em nossa newsletter. Assim, você poderá ampliar seus conhecimentos e garantir que sua empresa cresça de forma sólida e ágil. Aproveite!