Funcionários que encontram espaço para manifestar suas opiniões e obter feedbacks que os ajudem a serem melhores, são mais felizes e acabam produzindo mais de diversas formas. Separamos 10 alternativas para manter um funcionário motivado.

Funcionários que encontram espaço para manifestar suas opiniões e obter feedbacks que os ajudem a serem melhores, são mais felizes e acabam produzindo mais de diversas formas.

Lidar com pessoas nunca é uma tarefa fácil, ainda nos tempos atuais. Não existe fórmula mágica. 

É sempre bom lembrar que diminuir a rotatividade de funcionários também é importante, afinal, foram feitos investimentos ao longo da sua jornada e mantê-los na empresa, deveria sim ser uma das prioridades, mas nem sempre mantê-los motivados está dentro dos planos das empresas. 

A motivação deve ser algo a ser estimulado, mas a raiz dela é interna. O funcionário deve esta a fim de se manter motivado e encontrar seus próprios motivos. 

A teoria de MASLOW na motivação profissional

Abraham Maslow dividiu as Necessidades Humanas em cinco níveis de categorias, organizando-as conforme as suas prioridades, sendo que na base da pirâmide estão as necessidades mais urgentes.  

As categorias são mostradas abaixo na imagem em sua respectiva ordem.

10 alternativas manter funcionário motivado

O estudo do Maslow é atual é um dos mais significativos para a psicologia organizacional e por definição, atua nos problemas organizacionais que estão ligados à gestão de recursos humanos.

Para ajudar a esclarecer alguns pontos, listamos 10 alternativas para manter um funcionário motivado para ajudar a manter a motivação em alta. 

  1. Capacite sua Equipe
  2. Capacite os Indivíduos
  3. Permita dias úteis remotos
  4. Conheça os Funcionários
  5. Agradeça aos Funcionários
  6. Apoie novas ideias
  7. Comemore marcos e conquistas
  8. Recompense se Funcionários para manter a motivação
  9. Compartilhe feedback
  10. Cumpra as promessas

1. Capacite sua equipe

Os gerentes podem capacitar sua equipe de várias maneiras, perguntando internamente sugestões aos membros ou mesmo incluindo pedir ao grupo informações sobre um novo processo e permitir que trabalhem em um projeto juntos sem muita supervisão. 

Os gerentes podem mostrar que confiam em sua equipe para realizar o trabalho da maneira que os membros do grupo decidirem ser melhor, muitas vezes obtendo surpresas muito agradáveis. 

2. Capacite os indivíduos

O que é significa uma equipe sem a individualidade dos membros, não é mesmo? Entender os objetivos pessoais e ajudá-los a reconhecer seus pontos fortes, além de mantê-los motivados, é uma ótima forma de se aproximar deles. 

3. Permita dias úteis remotos

Dedicar um ou mais dias por semana como dias “criativos” ou “eventos da vida”, em que os funcionários podem trabalhar fora do escritório em um local de sua escolha, seja em casa ou em uma cafeteria local faz diferença.

Você permite a percepção aos funcionários que estão de fato no controle de suas vidas e você confia neles. Exemplos: visitas a reparos domésticos, consultas médicas. 

4. Conheça os funcionários

Os membros da liderança devem estimular os funcionários para mantê-los motivados, mas é preciso ter o interesse genuíno em conhecê-los.

Sem ficar muito pessoal, a menos que o funcionário introduza tópicos mais sérios, os gerentes devem perguntar a seus funcionários sobre seus hobbies, interesses e familiares. 

O interesse genuíno por membros da equipe ajudará a desenvolver relações de trabalho verdadeiras e positivas, motivando os funcionários a continuarem seu trabalho e permanecerem leais à empresa. 

5. Agradeça aos Funcionários

Agradeça aos funcionários 

As pessoas querem se sentir apreciadas por seus esforços. Isso significa ter uma liderança que saiba reconhecer os esforços e compromisso de um funcionário para com a equipe. 

Uma simples mensagem de agradecimento pode fazer uma grande diferença na motivação dos funcionários, porque as pessoas querem trabalhar duro para uma empresa que valoriza seu trabalho. 

6. Apoie novas ideias e mantenha-se disponível

Apoie novas ideias e mantenha-se disponível 

Normalmente gerentes participam de inúmeras reuniões necessárias e dediquem tempo a outros itens, mas também é importante que estejam disponíveis para a equipe. Afinal, se o gerente possui a responsabilidade sobre uma equipe, deve cuidar dela. 

Os gerentes devem sempre ter espaço para conversar com um funcionário que queira ter uma discussão mais improvisada. O gerente deve apoiar e valorizar o cada membro do time. 

7. Comemore marcos e conquistas

 As grandes ou pequenas, as vitórias devem ser comemoradas e ajuda a manter os funcionários motivados. 

Além das metas anuais ou trimestrais, estabeleça outros tipos de objetivos semanais ou mensais. Eles não precisam, necessariamente, estar relacionados ao desempenho. Podem ser sociais, culturais ou até mesmo de desenvolvimento pessoal.

Exemplo: estabelecendo uma meta para lidar com alguns desafios dos stakeholders da empresa. 

Celebrar as conquistas significa também entender os desafios que seus funcionários estão enfrentando.  

8. Recompense seus funcionários

Existem muitas formas de recompensar seus funcionários. Levando em conta as possibilidades do ambiente, você pode fazer um reconhecimento em público destacando as principais tarefas que o diferenciaram, oferecer benefícios como viagens pagas, bônus ou recompensa financeira pelo atingimento de metas, entre outras possibilidades.  

9. Compartilhe feedback

Um elogio é sempre bem-vindo, mas feedbacks não são feitos somente de elogios. Pode ser algo muito mais significativo quando ligado a exemplos concretos e direcionamentos voltados a evolução dos indivíduos. “Excelente apresentação, parabéns”, é um feedback mediano, mas uma frase como: “Excelente apresentação, sua explicação de como isso afeta nossa base de clientes pode nos ajudar a estabelecer ainda mais confiança”, indica exatamente como o trabalho de alguém beneficia a empresa e, principalmente, que você prestou a atenção no que ele disse.  

Dar um feedback específico e direcionado afirma a sua atenção perante a equipe. 

10. Cumpra as promessas

Uma atmosfera de confiança e consistência dever sustentada de cima para baixo, através do exemplo. Pense muito bem nas promessas feitas por você, pois elas podem ter um impacto direto no engajamento dos funcionários. Muitas vezes, confunde-se as promessas feitas por um gerente e aquelas feitas pela empresa e, perder a confiança em um superior pode ser o mesmo que perder a confiança em toda a instituição e todos saem perdendo. 

Se o trabalho duro for atendido e a recompensa não for cumprida, não é apenas a motivação que pode ser abalada, isso pode gerar sentimentos de ressentimento e traição, podendo levar a maior rotatividade de funcionários. Pense nisso! 


Esperamos ter deixado claro as responsabilidades envolvidas em manter um funcionário ou equipes motivadas.

Se você gostou, compartilhe o link deste artigo com seus amigos e em suas redes sociais.

#crm #alternativas #funcionário #motivado #mottivação #topo